×

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

Postado por em 08/ago/2019

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

¹Maria Aparecida França ²Sandra Regina Wasilewski 3Daisy Maria Silva Chiareli Vallim
¹ Pós-graduação em Gestão de Processos pela FAE. Bacharel em Administração pela Faculdade Spei, administradora da Cardiocare Clínica Cardiológica CRA 20-28503, maria@clinicacardiocare.com.br ² Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Tuiuti, gerente de RH da Cardiocare Clínica Cardiológica, rh.7845@clinicacardiocare.com.br ³Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão, Auditoria e Perícia em Sistema de Saúde pela UECE. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade Inspirar e Enfermeira Auditora COREN PR 420790 na Cardiocare Clínica Cardiológica, enfermagem.auditoria@clinicacardiocare.com.br.

RESUMO

A gestão do conhecimento baseia-se em práticas e processos estruturados para gerir o conhecimento como um recurso estratégico. Temos como objetivo descrever a importância da Gestão do Conhecimento nos processos organizacionais. Trata-se de estudo documental e retrospectivo. O levantamento do material selecionado foi pela avaliação de desempenho da Cardiocare Clínica Cardiológica. Os dados foram analisados segundo um referencial crítico-dialético. Os aspectos éticos na pesquisa foram respeitados, de acordo com Resolução 466/12. Tivemos como resultado do perfil educacional por área territorial demográfica em 2016, 4,1% da população estão matriculadas no ensino superior. Aplicando as micro áreas: conhecimento, habilidade e a atitude, obtivemos respectivamente, 63,6%, 18,2% e 45,5%. No estudo foi apontado que inicialmente houve uma adesão de 100% de inclusão no ensino superior e o cenário atual apresenta que 36,37% permanecem; 18,18% desistiu por motivo financeiro; 18,18% desistiu por motivo de saúde; 9,09% desistiu por troca de curso e 9,09% desistiu por desmotivação. A empresa considera que quanto maior o nível de escolaridade, maior o nível de resultados, aumentando a disseminação do conhecimento. Fato observado nos colaboradores que permaneceram na instituição de ensino, os quais adquiriram novas habilidades, conhecimentos e atitudes. Muitas pessoas têm dificuldades de transmitir todo o seu conhecimento por insegurança e medo de que a outra pessoa se destaque mais do que a si mesmo. Uma organização baseada na Gestão do Conhecimento, identifica o compartilhamento das informações e documenta, transformando os processos organizacionais em contínuos, efetivos e eficazes.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Processos; Organização; Administração e Educação Continuada.

ABSTRACT

Knowledge management is based on structured practices and processes to manage knowledge as a strategic resource. We aim to describe the importance of Knowledge Management in organizational processes. It is a documentary and retrospective study. The survey of the selected material was based on the performance evaluation of Cardiocare Clínica Cardiológica. The data were analyzed according to a critical-dialectical framework. The ethical aspects of the research were respected, according to Resolution 466/12. We had as a result of the educational profile by demographic territorial area in 2016, 4.1% of the population are enrolled in higher education. Applying the micro areas: knowledge, ability and attitude, we obtained, respectively, 63.6%, 18.2% and 45.5%. In the study it was pointed out that initially there was a 100% inclusion in higher education and the current scenario shows that 36.37% remain; 18.18% gave up for financial reasons; 18.18% gave up for health reasons; 9.09% gave up by exchange of course and 9.09% gave up by demotivation. The company believes that the higher the level of education, the higher the level of results, increasing the dissemination of knowledge. This fact was observed in the employees who remained in the teaching institution, who acquired new skills, knowledge and attitudes. Many people have difficulty transmitting all their knowledge because of insecurity and fear that the other person stands out more than himself. An organization based on Knowledge Management, identifies the sharing of information and documents, transforming organizational processes into continuous, effective and effective.
Palavras-chave: Knowledge Management; Processes; Organization; Administration and Continuing Education.

 

FAÇA O DONWLOAD DO ARTIGO