A Revista Inspirar – Gestão & Desenvolvimento é um periódico científico semestral, destinado à publicação de trabalhos inéditos, de áreas temáticas do âmbito da Gestão Hospitalar e da Administração, na forma de artigos científicos, ensaios e resenhas.
Serão aceites trabalhos escritos de maneira acessível, limitando-se ao essencial os aspectos mais técnicos, nos idiomas português, inglês e espanhol.
Avaliação dos trabalhos: todos os trabalhos encaminhados à Revista Inspirar – Gestão & Desenvolvimento serão submetidos à aprovação de dois pareceiristas ad hoc, que poderão sugerir aos autores eventuais modificações no texto.
Direitos autorais: os trabalhos aceites e publicados tornam-se propriedade da Revista Inspirar – Gestão & Desenvolvimento, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais. Os autores receberão dois exemplares da revista em que tiverem seu trabalho publicado.
Encaminhamento dos artigos: os originais deverão ser enviados à Revista Inspirar – Gestão & Desenvolvimento em duas vias impressas e em suporte eletrônico, ou e-mail, com o texto digitado no programa Word for Windows 6.0, ou superior, corpo 12 e fonte Arial, espaçamento 1,5, não ultrapassando as quinze páginas, no formato A4.
Estrutura: os artigos devem obedecer à estrutura convencional do artigo científico, de acordo com a NBR-6022, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), observando as seguintes normas:
• Título do artigo – centralizado no topo da página – deve indicar, resumidamente, o conteúdo do trabalho.
• Nome do autor – seguido da titulação, departamento e/ou programa e instituição a que estiver vinculado, com endereço eletrônico.
• Resumo (NBR-10520) – apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, localizado antes do texto, na língua original, e em inglês, ao final do texto (Abstract), limitando-se a 250 (duzentas e cinquenta) palavras (mais ou menos dez linhas), com apenas um parágrafo inicial.
• Palavras-chave – seleção de palavras e expressões que indiquem o conteúdo do trabalho (também em inglês, Keywords), recomendando-se o mínimo de três e o máximo de seis palavras-chave.
• Introdução – deve estabelecer, com clareza, o objetivo do trabalho, preferencialmente relacionando-o com outros do mesmo campo e apresentando, de modo sucinto, a situação em que se encontra o problema investigado.
• Numeração progressiva (NBR-6024) – os títulos das divisões e subdivisões dos artigos devem ser precedidos de numeração progressiva: 1, 1.1, 2, 2.1 e assim por diante.
• Citações (NBR-10520) – as citações formais (transcrição) curtas devem vir inseridas no corpo do texto, entre aspas. Citações longas, com mais de três linhas, devem constituir um parágrafo independente, recuado, em espaço 1. Na indicação da referência (fonte) de onde foi retirada a citação deve constar o sobrenome do autor, data e página(s). Exemplo (SOUZA, 2006, p. 41-45). A indicação bibliográfica completa deverá constar das referências ao final do trabalho.
• Siglas e abreviações – deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto.
• Notas – as notas explicativas, quando necessárias, devem vir numeradas de acordo com o seu aparecimento e colocados ao final de texto.
• Referências (NBR-6023) – devem estar imediatamente após o texto, em ordem alfabética, contendo as referências completas das obras citadas no artigo.
Exemplo:
Artigo consultado em periódico
BARROS, A. T. Cenário Internacional e o Discurso da Folha de São Paulo sobre a Privatização do Brasil. Tuiuti: Ciência e Cultura: s. n., v. 5, n. 1, p. 24-32, mar. 1996.
Livro
JACQUES, E. Gestão Hospitalar. Os Custos Médico-Assistenciais. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2006.
Artigo retirado de jornal
COUTINHO, Wilson. O Paço da Cidade Retorna ao seu Brilho Barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar. 1985. Caderno B, p. 6.